sexta-feira, 28 de março de 2014

Cano Cristales, O Rio das Cinco Cores - Colômbia

Iniciando nossas postagens, vamos começar a falar de um rio localizado na Colômbia, no município de La Macarena. O que este rio tem de especial!? Simples, ele muda de cor durante o ano. Sim meu caro amigo, você leu certo, o rio que tem vários nomes que vão de "O Rio das Cinco Cores", "O Rio que Fugiu do Paraíso", "Arco-Iris Derretido" e um nome que não tem como discordar de quem deu "O Rio mais Bonito do Mundo" faz com que este rio seja único em todo nosso planeta.


Você pode não acreditar na foto acima, mas, se ainda estiver curioso pode saber mais um pouco deste rio no site: http://www.cano-cristales.com/.

Vamos falar um pouco mais desta beleza natural, o Cano Cristales é um pequeno riacho localizado no coração do Parque Nacional Sierra de La Macarena, cerca de 150 quilômetros de Bogotá capital Boliviana.

Como uma pintura esta paisagem natural se estende por 100 quilômetros e 20 metros de largura que impressiona os turistas pela sua beleza única e multicolorida de suas águas cristalinas. Em seu curso, os tons de azul, verde, preto, amarelo e vermelho se formam pela presença de um tapete de algas que, com a incidência dos raios solares, solta uma pigmentação que muda de cor conforme a época do ano.

O local foi reconhecido como Patrimônio Biológico da Humanidade pela Unesco, e por isso, a temporada para conhecer este lugar dura apenas seis meses para fins de preservação. Que tem inicio na segunda quinzena de Maio e segue até meados de Dezembro, uma dica, as cores ficam mais vibrantes entre setembro e novembro, tornando sua beleza ainda mais perfeita aos olhos dos turistas.

Entre Janeiro e os primeiros quinze dias de Maio o lugar fica fechado visando a preservação ambiental, neste intervalo de tempo é quando as plantas se reproduzem tornando o rio digamos que comum, como qualquer outro rio. Vale ressaltar que somente em 2009 que o rio foi aberto a visita de turistas desde que com o acompanhamento de um guia.


Como toda coisa boa tem sempre um lado digamos "ruim" com o Cano Cristales não é diferente, o seu acesso é muito difícil, 

Chegar no rio colorido não é uma das tarefas mais fáceis. O viajante que chega ao Aeroporto Internacional de Bogotá tem que ir de ônibus até a cidade de Villavicencio e, de lá, pegar um voo até La Macarena, na província de Meta. Entre as empresas que operam esse trecho, estão a Aerolíneas Llaneras e a AeroStar.
Depois, é preciso contratar um guia, pegar uma embarcação para atravessar o rio Guayabero e enfrentar uma trilha de três quilômetros até chegar ao local. Lá, as regras são bem definidas: é proibido o uso de repelentes e protetores solares (mesmo os biodegradáveis), não pode pisar nas algas e os turistas só estão autorizados a nadar em áreas indicadas pelo guia.

Há ainda a opção de adquirir um pacote turístico fechado, que sai das cidades de Bogotá, Medellín e Villavicencio. No site oficial (www.cano-cristales.com), há tours sendo vendidos a partir de 449 mil pesos colombianos, o equivalente a R$ 522, sem passagens áreas.








Nenhum comentário:

Postar um comentário